DICA – Cadastro de Participantes (RD0)
DICA – Cadastro de Participantes (APDA020)
O campo RD0_LOGIN em branco
Cenário:
O Cadastro de Participantes é muito importante, pois ele é utilizado por vários módulos no Protheus®, como o Ativo Fixo, Gestão de Pessoal, Avaliação e Pesquisas de Desempenho, Acompanhamento de Processos Trabalhistas e etc.
O objetivo desse cadastro é manter as pessoas que possuem algum tipo de relação com a sua empresa, como exemplo temos os funcionários e os pretadores de serviço.
Quando um funcionário é cadastrado no Módulo Folha de Pagamento ele é, também, cadastrado como Participante. E por esse cadastro que o funcionário acesso o Portal Meu RH, por exemplo.
Problema:
Em alguns momento, que eu ainda não consegui descobrir, o campo RD0_LOGIN fica em branco, quando um novo funcionário é cadastrado.
Com esse campo em branco, o funcionário não consegue acessar o Portal Meu RH, por exemplo.
Solução:
Existem duas formas de solucionar essa situação.
Primeira
Siga os passos abaixo abaixo para tentar solucionar:
- Acesse o Módulo Terminal de Consulta do Funcionário (18);
- Na rotina Cadastro de Participante (APDA020), se posicione na pessoa que está com problema, clique no botão “Outras Ações” e escolha o comando “Relac.Part”;
- Na tela que é exibida, escolha a opção “Relacionar”;
- Depois de relacionar, altere o cadastro dessa pessoa. Acesse a aba “Outros” e selecione o Código do Usuário do Portal no campo “Usuar.Portal”;
- Ainda no Módulo Terminal de Consulta do Funcionário, percorra o seguinte caminho:
- Atualizações > Configurações > Usuários > Manutenção;
- Inicie a senha dele;
- Depois gere a senha Padrão novamente.
- Por fim, solicite que a pessoa valide o acesso.
- Na rotina Cadastro de Participante (APDA020), clique em “Outras Ações” e em escolha o comando “Excluir Vínculo”;
- Em seguida, ainda no Cadastro de Participante, exclua a pessoa (comando “Excluir”);
- Em seguida, clique no botão “Outras Ações” e escolha “Relac.Part”, filtrando a pessoa nos parâmetros;
- Depois de relacionar, altere o cadastro dessa pessoa. Acesse a aba “Outros” e selecione o Código do Usuário do Portal no campo “Usuar.Portal”;
- Ainda no Módulo Terminal de Consulta do Funcionário, percorra o seguinte caminho:
- Atualizações > Configurações > Usuários > Manutenção;
- Inicie a senha dele;
- Depois gere a senha Padrão novamente.
- Por fim, solicite que a pessoa valide o acesso.
® Protheus é marca registrada e de propriedade da TOTVS S.A.